APRESENTAÇÃO

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares é uma gerência da Superintendência dePolíticas para as Mulheres (SPM), neste local é oferecido serviço Municipal gratuito de acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência. Oferece acompanhamento interdisciplinar: psicológico, social, jurídico e de teleorientação, além do pedagógico dispensado às crianças que acompanham suas mães em atendimento.

A primeira sede foi inaugurada em novembro de 2005, como resultado da luta dos movimentos organizado de mulheres da cidade do Salvador fruto de parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.

Hoje, conta com os recursos oriundos da Prefeitura Municipal do Salvador e de convênios resultantes de editais. Como marco desta administração ganhou novo imóvel de 508 m², composto por sete salas de atendimento, sendo uma delas para idosas e cadeirantes, brinquedoteca e uma sala de projeção de vídeos e reunião dos grupos temáticos e cozinha experimental para cursos profissionalizantes. A unidade abriga ainda o Centro de Documentação e Informação em Gênero. A cor lilás, que simboliza o feminismo, está presente na fachada e na iluminação cênica.

A unidade conta com cinco assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, uma advogada e estagiárias de Serviço Social e Direito, que ajudarão a dar suporte às mulheres assistidas. No local, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) tem uma sala de atendimento para encaminhar os processos envolvendo casos de violência contra a mulher.

A homenageada

Loreta participou bravamente da luta contra a ditadura militar. Nos anos 80, foi professora de Ciência Política da UFBA e da Escola do PCdoB, em cursos nacionais e na Bahia. Líder emancipacionista, Loreta deixa uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no Brasil.

ENDEREÇO:  Praça Almirante Coelho Neto, nº 01, Barris – Salvador-BA. CEP 40070-140. TEL. 71 3235.4268 - Funcionamento ao público de 2ª a 6ª feira,  das 08h às 18h.

PRINCIPAIS EIXOS DE AÇÃO

Atenção

O trabalho de Atenção se dá através do atendimento nas áreas social, psicológica, jurídica, pedagógica e de telerorientação, além do acolhimento pedagógico dispensado aos filhos destas mulheres. As mulheres recebem atendimentos individualizados, terapêuticos, sempre visando o seu fortalecimento para o enfrentamento a violência vivida.

Os atendimentos não oferecidos pelo Centro são supridos através dos encaminhamentos a outros serviços, garantindo-se, sempre, o acompanhamento e monitoramento do percurso dessas mulheres dentro da Rede de Atenção.

Prevenção

As atividades relacionadas com a prevenção são desenvolvidas por toda cidade do Salvador visando sensibilizar a população para a importância do enfrentamento da violência contra as mulheres. O trabalho de Prevenção se dá através de palestras, aulas, oficinas, cursos e seminários em associações de moradores, empresas, escolas, grupos de mulheres, órgãos públicos e entidades religiosas e sindicais, etc. Também se dá pela participação em feiras públicas e eventos comemorativos, e através da participação em programas nos diversos meios de comunicação quando debatem o tema violência doméstica.

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares promove rotineiramente debates, oficinas e cursos para as mulheres atendidas no serviço e mulheres líderes comunitárias, sempre com o objetivo de propiciar o fortalecimento dessas mulheres no enfrentamento da violência sofrida ou vivenciada em seu entorno.

Articulação

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares atuou como um dos principais articuladores da construção da Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência e tem contribuído com a mesma nas suas atividades de planejamento, articulação e estudo de casos. Busca também articular-se com órgãos públicos no sentido de trabalhar questões de gênero para que se alcance a promoção da igualdade entre homens e mulheres no desenvolvimento dos serviços oferecidos.

Formação

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares vem contribuindo com a formação técnica, específica ao atendimento à mulher em situação de violência de gênero e doméstica, de novos Centros de Referência e organismos de atenção à mulher de outros municípios baianos, consolidando uma articulação intermunicipal, trocando experiências exitosas frente aos novos desafios destas equipes.

SALVADOR CONSTRUINDO UM NOVO FUTURO

O planejamento estratégicos da Prefeitura Municipal de Salvador de 2013 a 2016, contemplou no eixo JUSTIÇA SOCIAL a ampliação dos serviços de proteção à mulher. A meta é dobrar a capacidade de atendimento as mulheres em situação de violência doméstica e familiar tornando Salvador referência nacional no enfrentamento à todas as formas de violência e discriminações.

(Baixar plano http://www.planejamentoestrategico.salvador.ba.gov.br/imagens/Planejamento_Completo.pdf )

Estão programado com recursos da Prefeitura:

01 Casa de Acolhimento à Mulher na Cidade Baixa - Janeiro de 2015

01 Centro de Referencia de Atenção á Mulher em Cajazeiras - Dezembro de 2015

01 Centro de Referencia de Atenção á Mulher no Subúrbio Ferroviário - Dezembro de 2016